Pages

Descrevendo a Leucemia

Quer saber um pouco mais sobre Leucemia? Leia o post e entenda!

Células-Tronco - A Esperança

As células-tronco são uma das grandes esperanças da ciência e da medicina nos últimos tempos para pesquisas voltadas para curas para certas doenças. Saiba mais como isso pode te salvar lendo o post Células-Tronco - A Esperança!

A Caneta Inteligente

Que tal uma caneta que te ajude na hora de escrever, indicando os seus erros de escrita? Leia a matéria e saiba mais sobre essa caneta!

A Eletricidade

O que é a eletricidade? Você sabe de onde de fato ela vem? Veja no post A Eletricidade e descubra mais sobre ela

O Grupo dos Halogênios

Vai fazer vestibular? Veja esse post O Grupo dos Halogênios e arrebente na prova!

sábado, 31 de outubro de 2009

Os Exoplanetas!

O artigo sobre os exoplanetas foi prometido e aqui estou cumprindo a promessa!
Esses mundos são só alguns exemplos de um conjunto total de mais de 300 planetas até agora listados.
Irei falar de alguns daqueles que prometi apenas, para o artigo não ficar muito grande! Posteriormente falarei sobre outros. Primeiramente, os dois exoplanetas a serem descobertos e listados foram PSR 1257 b e PSR 1257 c, os nomes são assim, por que ambos estão localizados em órbitas em torno do pulsar PSR 1257, pulsares são corpos formados pela partícula chamada nêutron, componente dos átomos da matéria, esses astros são formados quando um evento de supernova da morte de uma estrela termina, emitem ondas de rádio além de apresentarem alta rotação. Estima-se que esses planetas são o que restou dos núcleos rochosos de gigantes gasosos e que tiveram suas atmosferas ejetadas pelo evento supernova, ou ainda, podem ter sido criados em uma segunda rodada de formação planetária. Ambos os planetas estão à uma distância de 978 anos-luz (ou seja, se partíssimos da Terra para esses lugares hoje viajando a 300.000 Km/h, só chegariamos lá daqui a 978 anos!!!!!). O planeta 51 Pegasi b é o planeta apelidado de Belerofonte, que é o herói mítico que capturou pégaso. Esse planeta é um gigante gasoso quente que completa uma volta em torno de sua estrela a cada quatro dias, se enquadrando entre os "Júpiteres quentes". Foi um dos primeiros descobertos orbitando um estrela da sequência principal, ou seja, como o nosso Sol, de tamanho regular e com emissão de luz amarela.
V391 Pegasi b é o único planeta descoberto que orbita em torno de uma estrela que já passou da fase de gigante vermelha. Ao se esgotar todo o hidrogênio conversível em hélio de uma estrela, ela se expande, aumentando o seu volume, se tornando vermelha e começa a converter o seu hélio em carbono. O fato é que esse estima-se que esse planeta se formando aproximadamente a uma distância de sua estrela, a mesma que o nosso mundo de nosso Sol. V391 Pegasi b não foi "engolido" por que o planeta provavelmente migrou para uma outra órbita quando ocorreu a perda de massa de sua estrela-mãe. O planeta está a 4.550 anos-luz e tem a massa de mais de 3 Júpiteres!! Na próxima postagem, estarei falando sobre o restante dos exoplanetas. Até mais!  

2 comentários:

Saulo disse...

PO cara maneiro o seu blog!
Continue assim!
Tenha uma boa semana
E Valeu vc ajudou no me trabalho

Anônimo disse...

Ai Manda mais osbre os planetas!Gostei de ter me respondido

Boa Semana