Pages

Descrevendo a Leucemia

Quer saber um pouco mais sobre Leucemia? Leia o post e entenda!

Células-Tronco - A Esperança

As células-tronco são uma das grandes esperanças da ciência e da medicina nos últimos tempos para pesquisas voltadas para curas para certas doenças. Saiba mais como isso pode te salvar lendo o post Células-Tronco - A Esperança!

A Caneta Inteligente

Que tal uma caneta que te ajude na hora de escrever, indicando os seus erros de escrita? Leia a matéria e saiba mais sobre essa caneta!

A Eletricidade

O que é a eletricidade? Você sabe de onde de fato ela vem? Veja no post A Eletricidade e descubra mais sobre ela

O Grupo dos Halogênios

Vai fazer vestibular? Veja esse post O Grupo dos Halogênios e arrebente na prova!

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Pré-sal: formação geológica histórica

O pré-sal, de que tanta gente fala, muito antes de ter sido confirmada sua existência pela Petrobrás, já era conhecido dos geólogos antes de se tornar conhecido por todos.
Em 1997, através de teorias elaboradas por esses profissionais sobre o movimento das placas tectônicas e a separação da África da América do Sul, ficou confirmada a teoria de que esses eventos geológicos, diretamente relacionados, teria formado jazidas de petróleo e/ou gás natural ao longo da costa da África e também da América do Sul. Mas o que isso quer dizer? Bem, no início, quando os continentes estavam se separando, se formavam rasos oceanos e lagos entre os dois continentes, a medida que o rift(fenda) entre os dois continentes aumentava de largura. Essas formações de água traziam dos oceanos plenos, os microplânctons, que passaram a habitar essas formações, em sua maioria, lagos. Esses secavam e reenchiam depositando SAL continuamente e matando os microplânctons muito frequentemente, com o sal e outros sedimentos os soterrando. Quando realmente se formou um mar e depois um oceano de fato entre os dois continentes, a morte dos microplânctons ficou menos frequente, ficaram dois imensos "cemitérios" soterrados de microplânctons um de cada lado, um do lado da África e outro do lado da América do Sul.
A medida que mais e mais solo foi se formando, essas camadas de sal foram ficando cada vez mais ao fundo na terra, fazendo com que as rochas onde os microplânctons ficaram, ficassem cada vez mais quentes, "cozinhando" os pobrezinhos e formando o petróleo, com tendência para depois formar gás natural, isso do lado africano e do lado sul-americano. Então se formou rochas cheias de hidrocarbonetos em rochas cobertas acima por rochas sedimentares de halita(rochas de sal), que funcionam como uma espécie de trapa, impedindo que o petróleo escape para onde tem menos pressão. A teoria começou a virar confirmação quando especialistas descobriram moléculas de diamantes orgânicos no petróleo do pós-sal, evidenciando que aquele petróleo era provindo de um petróleo mais ao fundo na terra. Como eu sei disso?
Bem, eu sou aluno de petróleo e gás natural e assisti a palestra, simplesmente do cara que teorizou e descobriu tudo isso!!! Bem, espero ter explicado bem. Até a próxima postagem!

Um comentário:

Antonio Carlos disse...

Vc sabe o nome de algum site que fala mais sobre isso???????
É dificil encontrar assuntos dessa área e vc me ajudou muito