Pages

Descrevendo a Leucemia

Quer saber um pouco mais sobre Leucemia? Leia o post e entenda!

Células-Tronco - A Esperança

As células-tronco são uma das grandes esperanças da ciência e da medicina nos últimos tempos para pesquisas voltadas para curas para certas doenças. Saiba mais como isso pode te salvar lendo o post Células-Tronco - A Esperança!

A Caneta Inteligente

Que tal uma caneta que te ajude na hora de escrever, indicando os seus erros de escrita? Leia a matéria e saiba mais sobre essa caneta!

A Eletricidade

O que é a eletricidade? Você sabe de onde de fato ela vem? Veja no post A Eletricidade e descubra mais sobre ela

O Grupo dos Halogênios

Vai fazer vestibular? Veja esse post O Grupo dos Halogênios e arrebente na prova!

sábado, 14 de novembro de 2009

A Teoria da Evolução das Espécies.


Eu disse que a nova postagem seria sobre pré-história na última postagem, o tema sobre isso era sobre evolução humana. Porém, resolvi que primeiro eu teria que explicar sobre teoria evolucionista para depois explicar sobre evolução humana. Então essa postagem falará só sobre teoria de evolução das espécies. Durante a época da rainha Vitória da Inglaterra e na Inglaterra, existiu um naturalista empenhado em dar uma razão e explicações sobre a origem da vida, o nome dele: Charles Darwin.  Darwin lançou suas terorias sobre a evolução das espécies, além de ter conseguido muitos defensores de suas idéias. Segundo Darwin, uma espécie animal, pelo aspecto tanto de aparência física quanto de INTELIGÊNCIA, e também, habilidades específicas, como os guepardos que são os animais mais velozes da Terra, podem sofrer mudanças gradativas ao longo de milhões de anos, quanto a estas características. Um dado tipo de ambiente em que uma espécie vive, como por exemplo, o ártico para os ursos polares, sofre mudanças ao longo do tempo, por causa das mudanças ocorridas na geologia e no clima da Terra. Essas mudanças correspondem a transformações de florestas em desertos como exemplo. Cada espécie está fisicamente e mentalmente adaptada a viver especificamente naquele tipo de ambiente. Se há mudanças de clima, geologia e também de novas espécies que vivem naquele habitat, o corpo do animal e suas habilidades, inclusive a INTELIGÊNCIA, precisam mudar para sobreviver naquele ambiente. Mas cuidado, não necessariamente a mudança do habitat ocasiona a mudança genética.

Como o Corpo Mudaria para se Adaptar ao Novo Habitat?

Na verdade, as características genéticas de uma espécie animal não mudam automaticamente com a mudança de habitat, dentro de uma geração ou outra, mas sim dentro de MILHÕES DE ANOS.
Ficaram muitas interrogações não é? Aqui vai a resposta. Características genéticas são passadas de indivíduo para indivíduo (de pai para filho ou de pai para filhote), na reprodução.Essa herança genética é passada quando uma molécula de DNA é duplicada, sendo que uma delas fará parte do corpo do indivíduo filho, por ajuda de uma molécula de RNA, por um processo de meiose. No entanto, isso não é processo preciso em resultado, e nele podem ocorrer erros que geram defeitos genéticos no indivíduo filho, ou este pode acabar sendo diferente do pai.Pessoas que nascem com defeitos genéticos são um exemplo disso. Aí agora vocês vão entender! Muitas vezes pode acontecer de um certo grupo de indivíduos que possuem um tal defeito genético ou característica própria herdada do pai, serem pelo fato de terem um corpo fisicamente diferente por exemplo, de poderem sobreviver aquele habitat por causa dessas características, enquanto que os indivíduos normais, representam o grupo que não sobreviverá! Aos poucos, esses indivíduos vão se tornando mais numerosos que os outros e aí depois estes representarão a espécie quase que completamente mudada, podendo ser INTELIGÊNCIA, outras habilidades, ou na aparência física. Essa é a teoria de Darwin, que as espécies mudam de características genéticas quando os indivíduos dotados de certas características dentro de uma espécie são mais adaptados a sobreviveram ao novo tipo de habitat do que outros, fazendo com que a espécie dentro de algum tempo, passe a ser representada por um grupo novo de indivíduos, com características diferentes. As vezes, também a mudança do habitat ocasiona o erro da passagem de herança genética!

Então como Isso Funcionou para a Espécie Humana?

Bem, eu sei que principalmente para aqueles que não acreditam na evolução humana, também ficou melhor de entender a teoria da evolução humana, e talvez, a estejam a aceitando mais agora, mas vou deixar isso para a próxima postagem.

Valeu!

Um comentário:

Carlos disse...

Hum o q dizer eu adoro esse blog, é dificil achar algo assim, então é super legal encontrar isso na internet.