Pages

Descrevendo a Leucemia

Quer saber um pouco mais sobre Leucemia? Leia o post e entenda!

Células-Tronco - A Esperança

As células-tronco são uma das grandes esperanças da ciência e da medicina nos últimos tempos para pesquisas voltadas para curas para certas doenças. Saiba mais como isso pode te salvar lendo o post Células-Tronco - A Esperança!

A Caneta Inteligente

Que tal uma caneta que te ajude na hora de escrever, indicando os seus erros de escrita? Leia a matéria e saiba mais sobre essa caneta!

A Eletricidade

O que é a eletricidade? Você sabe de onde de fato ela vem? Veja no post A Eletricidade e descubra mais sobre ela

O Grupo dos Halogênios

Vai fazer vestibular? Veja esse post O Grupo dos Halogênios e arrebente na prova!

domingo, 10 de outubro de 2010

O Cimento Magnesiano

Um grupo de pesquisadores da USP em São Paulo desenvolveram um novo tipo de material para a construção civil, um novo tipo de cimento constituído principalmente de óxido de magnésio, denominado cimento magnesiano. O cimento mais eficiente e eficaz existente hoje é o cimento portland que é usado por exemplo na exploração de petróleo e gás e na composição do fibrocimento como aglomerante. O cimento magnesiano poderá substituir o cimento portland em até 80%.
As características de destaque que estimulam a utilização do cimento magnesiano e que reforçam a importância de sua invenção é que sua produção produz menos emissões de dióxido de carbono e não só isso, ele consegue capturar mais carbono do ambiente, além disso, ele é menos alcalino que o cimento convencional e tem menor custo, em resumo, é menos agressivo ao meio ambiente e economicamente mais compensatório. A utilização do cimento magnesiano não será para fins estruturais, mas para artefatos e elementos construtivos, como telhas.
Para saber mais sobre o cimento magnesiano, acessem a página do site Inovação e Tecnologia onde há o texto completo: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=cimento-alternativo-magnesiano&id=010160101007

Nenhum comentário: