Pages

Descrevendo a Leucemia

Quer saber um pouco mais sobre Leucemia? Leia o post e entenda!

Células-Tronco - A Esperança

As células-tronco são uma das grandes esperanças da ciência e da medicina nos últimos tempos para pesquisas voltadas para curas para certas doenças. Saiba mais como isso pode te salvar lendo o post Células-Tronco - A Esperança!

A Caneta Inteligente

Que tal uma caneta que te ajude na hora de escrever, indicando os seus erros de escrita? Leia a matéria e saiba mais sobre essa caneta!

A Eletricidade

O que é a eletricidade? Você sabe de onde de fato ela vem? Veja no post A Eletricidade e descubra mais sobre ela

O Grupo dos Halogênios

Vai fazer vestibular? Veja esse post O Grupo dos Halogênios e arrebente na prova!

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Como funcionam os Robôs

Na última postagem, eu prometi que falaria dos componentes dos robôs e assim, definir como os robôs funcionam como um todo. De certa forma, essa postagem serve para tirar a dúvida de muitos sobre o que faz um robô funcionar internamente. Vamos explicar primeiro, os principais componentes com seu nome e sua funcionalidade e depois, com base no aprendido, iremos explicar todo o funcionamento da máquina.
Esta postagem foca na explicação acerca dos componentes que contribuem para o funcionamento interno da máquina somente, não as partes externas, como revestimentos de metal ou tipos de isolantes utilizados nas juntas, que podem ser vistos externamente no robô, o que acontece em alguns modelos de tais máquinas.

Os principais componentes padrão:

Rodas e seguimentos unidos de encaixe:

Essas são as partes pelas quais os segmentos individuais (braços e seus revestimentos internos, pernas, etc.) são conectados. Podem não ser somente rodas e seguimentos, mas também vários outros tipos de estrutura, como engrenagens por exemplo.


Acionador:

Muitas vezes, um robô possui muitos acionadores ao mesmo tempo, às vezes com características diferentes, o acionador nada mais é do que o motor do robô, que faz o trabalho mecânico da máquina principalmente.
Os acionadores podem ser: motor elétrico, solenóide, sistema hidráulico ou sistema pneumático. Comom dito antes, todos esses sistemas podem ser usados em uma mesma máquina.


Fonte de energia:

Os robôs precisam de uma fonte de energia para operar. Uma fonte de energia pode ser uma bateria elétrica, uma tomada elétrica, bomba de fluido hidráulico ou um tanque de ar comprimido.

Circuito elétrico:

O circuito elétrico energiza os motores e os solenóides, esses fazem o papel de comando dos motores.


Válvulas elétricas:

Essas tem a função de controlar a trajetória do fluido pressurizado na máquina, quando este é utilizado.


Pistão cilíndrico:

O pistão cilíndrico faz o trabalho de fazer o movimento inteiro de braços e pernas especialmente, quando é movimentado por fluido pressurizado ou outro tipo de estímulo.
Sistema computadorizado e programa:

O computador é onde é feita toda a análise do ambiente onde a máquina está e onde as tomadas de decisão sobre o que o robô tem que fazer são feitas.


Sensor:

Os sensores são os elementos que através de ondas eletromagnéticas de qualquer tipo, luz visível ou qualquer outro tipo de fenômeno físico podem "sentir" o meio ambiente onde o robô está de modo a passar a este o que tem no meio onde ele está.


O funcionamento do robô:

Os seguimentos unidos ou qualquer outro tipo de objeto mecânico preso aos encaixes do robô são movimentados quando estes são acionados pelos motores. Os motores para esse trabalho, recebem fluido pressurizado, energia elétrica ou qualquer outro tipo de energia de uma fonte, ao mesmo tempo em que recebem uma corrente elétrica de um circuito elétrico ligado ao computador. Esses mesmos circuitos energizam os solenóides que ativam o sistema hidráulico, energizados, os solenóides ativam as válvulas elétricas que irão controlar o caminho do fluido pressurizado pelo corpo do robô.
Já, os motores ao receberem a corrente elétrica dos circuitos, esses irão comandar os motores através da eletricidade e isso permite que o computador controle os motores, as válvulas e outros componentes.
As decisões que o computador toma de como vai manipular os componentes, são feitas de acordo com as determinações do programa instalado nele. Os computadores são em sua maioria, reprogramáveis.
As bases de informação com as quais os computadores tomam decisões através dos programas são derivadas de arquivos formados a partir de imagens e sentenças de acordo com os sinais que o sistema computadorizado recebe dos sensores. Em resumo, os robôs são uma união de informática, eletrônica básica e mecânica. Extraordinária e inteligente combinação que pode colocar toda a humanidade definitivamente no futuro! 

Por favor, comentem aqui no blog ou mandem suas opiniões para o meu e-mail: paulo8412@yahoo.com.br, se você gosta de ciência e tecnologia, contribua com seu comentário. É apenas digitar a sua opinião.
Não é imposição, é pedido.

Um abraço a todos!

Nenhum comentário: