Pages

Descrevendo a Leucemia

Quer saber um pouco mais sobre Leucemia? Leia o post e entenda!

Células-Tronco - A Esperança

As células-tronco são uma das grandes esperanças da ciência e da medicina nos últimos tempos para pesquisas voltadas para curas para certas doenças. Saiba mais como isso pode te salvar lendo o post Células-Tronco - A Esperança!

A Caneta Inteligente

Que tal uma caneta que te ajude na hora de escrever, indicando os seus erros de escrita? Leia a matéria e saiba mais sobre essa caneta!

A Eletricidade

O que é a eletricidade? Você sabe de onde de fato ela vem? Veja no post A Eletricidade e descubra mais sobre ela

O Grupo dos Halogênios

Vai fazer vestibular? Veja esse post O Grupo dos Halogênios e arrebente na prova!

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Sistema Circulatório - Sistema Cardiovascular

O sistema circulatório ou cardiovascular é responsável pelo transporte de substâncias para todas as células, órgãos do corpo como, por exemplo, gases, nutrientes, hormônios e excretas nitrogenadas...

sistema circulatório é dividido em sistema cardiovascular e sistema linfático.
Nesta postagem trataremos apenas do sistema cardiovascular.  


sistema cardiovascular é formado pelo coração e pelos vasos sanguíneos. O coração é a bomba propulsora do sangue e os vasos sanguíneos são as vias de transporte. 


É sistema cardiovascular transporta elementos essenciais para o funcionamento dos tecidos, como gás oxigênio e gás carbônico, hormônios, etc.

Tipos de sistemas circulatórios

Nem todos os seres vivos apresentam um sistema circulatório (exemplo protistas, poríferos) e outros não possuem um sistema circulatório "verdadeiro" (exemplo celenterados).


Exitem 2 tipos de sistemas Cardiovasculares. São eles sistema circulatório aberto ou lacunar e Circulação fechada. 

Sistema circulatório aberto ou lacunar


É o tipo de sistema circulatório dos moluscos e artrópodes. 
Esta circulação é chamada de aberta, pois o sangue não circula totalmente dentro dos vasos.
Iremos tratar em um outro post mas aprofundadamente sobre os sistemas circulatórios dos animais. Aqui eremos tratar do sistema dos seres humanos.

Circulação fechada



Neste tipo de circulação todo o percurso do sangue é realizado dentro dos vasos sanguíneos. Encontramos este tipo de circulação nos anelídeos e nos vertebrados, e nestes últimos, ela pode ser simples ou dupla.

Circulação fechada simples

Só existe um tipo de sangue, o venoso. Ocorre em vertebrados de respiração branquial – os peixes. O sangue realiza trocas gasosas nas brânquias e retorna ao coração.(Veja a imagem acima) Trataremos mas sobre esse assunto em um o outro post.

Circulação fechada dupla

Neste tipo de circulação há dois tipos de sangue: o sangue venoso e o sangue arterial.Esses dois tipos de sangue nuca saem da rede de vasos sanguíneos.
Pode ser dividida em completa e incompleta. Trataremos mas sobre esse assunto em um o outro post.



Sistema cardio vascular em humanos


O sistema dos seres humanos é classificado como circulação fechada dupla.
Nesse tipo de sistema, o sangue é bombardeado pelo coração, por dentro das veias.
O sangue venenoso entra no coração, vai para o pulmão,aonde vai ocorre a troca gasosa, volta para o coração, que bombardeia para o resto do corpo, passando por vários órgãos e partes do corpo, especialmente pelos rins, aonde o sangue é filtrado, e volta novamente ao pulmão, fazendo com que o ciclo recomesse novamente.
Ele apresenta os seguintes órgãos:
Coração, Vasos sanguíneos
Coração




O coração de uma pessoa tem o tamanho aproximado de sua mão fechada, e bombeia o sangue para todo o corpo, sem parar; localiza-se no interior da cavidade torácica, entre os dois pulmões. 
O esquema do coração humano,  mostra que existem quatro cavidades, sendo eles: 
Átrio direito e átrio esquerdo, em sua parte superior e ventrículo direito e ventrículo esquerdo, em sua parte inferior.
O sangue que entra no átrio direito passa para o ventrículo direito e o sangue que entra no átrio esquerdo passa para o ventrículo esquerdo. Um átrio não se comunica com o outro átrio, assim como um ventrículo não se comunica com o outro ventrículo.
 Vasos sanguíneos
Os vasos sanguíneos são tubos pelo qual o sangue circula. Há três tipos principais: as artérias, que levam sangue do coração ao corpo; as veias, que o reconduzem ao coração; e os capilares, que ligam artérias e veias elevam o sangue para os tecidos, com isso as células são oxigenadas e são retirado as impurezas delas.

Pulmão

Quando o sangue passa pelo pulmão, ocorre o que chamamos de troca gasosa.
Isso ocorre quando o pulmão tira do sangue o gases que fazem mal a nossa saúde (exemplo gás carbônico) e coloca o oxigênio no sangue, para que ele possa ser levado para outras partes do corpo humano. Além disso, ele é responsável de filtrar o ar que respiramos, para que entre no sangue somente gases que fazem bem a nossa saúde, por isso a importância de termos uma vida saudável.

Rins
Responsável pela filtragem do sangue, retirando todos os resíduos que são fabricados por várias partes do corpo humano e fazendo com que essas impurezas sejam eliminadas em forma de urina.





Sangue
Liquido de coloração vermelha, ele é o responsável de levar para as células, músculos e outro órgãos do corpo humano nutrientes e oxigênio necessário para a sua sobrevivência, e retirando desses lugares aquilo que não é mas necessário para que sejam eliminados, tanto pelos rins, quanto pelo pulmão.






Fontes:
http://www.infoescola.com/biologia/sistema-circulatorio/
http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/circulatorio/
http://www.brasilescola.com/biologia/sistema-circulatorio.htm
http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_circ/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_circulat%C3%B3rio
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/Circulacao.php
http://www.webciencia.com/11_21circula.htm

Nenhum comentário: