Pages

Descrevendo a Leucemia

Quer saber um pouco mais sobre Leucemia? Leia o post e entenda!

Células-Tronco - A Esperança

As células-tronco são uma das grandes esperanças da ciência e da medicina nos últimos tempos para pesquisas voltadas para curas para certas doenças. Saiba mais como isso pode te salvar lendo o post Células-Tronco - A Esperança!

A Caneta Inteligente

Que tal uma caneta que te ajude na hora de escrever, indicando os seus erros de escrita? Leia a matéria e saiba mais sobre essa caneta!

A Eletricidade

O que é a eletricidade? Você sabe de onde de fato ela vem? Veja no post A Eletricidade e descubra mais sobre ela

O Grupo dos Halogênios

Vai fazer vestibular? Veja esse post O Grupo dos Halogênios e arrebente na prova!

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Sistemas do Corpo Humano

O corpo humano é constituído por diversas partes que são inter-relacionadas, ou seja, umas dependem das outras. Cada sistema, cada órgão é responsável por uma ou mais atividades que mantem as pessoas vivas.
Apesar dos sistemas aparantemente apresentar de forma independente, todos são dependentes entre si, e se um não funciona bem (ou não funciona) , outro(s) sistema(s) não iram funcionar em perfeita harmonia.
São os sistemas:
Sistema Circulatório


  É o sistema pelo qual são transportados nutrientes (como os aminoácidoseletrólitos e linfa), gases,hormônioshemácias etc. para as células do organismo e também a partir delas, a fim de defender o corpo contra doenças, regular a temperatura corporal, estabilizar o pH entre outras coisas. Faz a comunicação entre os diversos tecidos do corpo. Mais informações clique aqui.
Sistema Digestório (Digestão)


O sistema que, nos humanos, é responsável por obter dos alimentos ingeridos os nutrientes necessários às diferentes funções do organismo, como crescimento, energia para reprodução,locomoção, etc. É composto por um conjunto de órgãos que têm por função a realização da digestãoMais informações clique aqui.




Sistema Endócrino (Hormônios)

É formado pelo conjunto de glândulas que apresentam como atividade característica a produção de secreções denominadas hormôniosMais informações clique aqui.

Sistema Excretor (Urinário)


É qualquer conjunto de órgãos que, num organismo, é responsável pela filtragem do sangue, regulação do teor de água e sais minerais e eliminação de resíduos nitrogenados formados durante o metabolismo celular. No ser humano podemos considerar como sistemas excretores o sistema urinário (onde é produzida a urina) e a pele (que produz suor através das glândulas sudoríparas). Mais informações clique aqui.




Sistema Linfático


É uma rede complexa de órgãos linfóides, linfonodosductos linfáticos,tecidos linfáticoscapilares linfáticos e vasos linfáticos que produzem e transportam o fluido linfático (linfa) dos tecidos para o sistema circulatório. O sistema linfático é um importante componente do sistema imunológico, pois colabora com glóbulos brancos para proteção contra bactérias e vírus invasores. Mais informações clique aqui.





Sistema Muscular



É o conjunto de órgãos (músculos) que lhes permite moverem-se, tanto externa, como internamente. Eles são formado por três tipos de músculo: cardíacoestriado e liso.   Mais informações clique aqui.





Sistema Nervoso 
É o que monitora e coordena a atividade dos músculos, e a movimentação dos órgãos, e constrói e finaliza estímulos dos sentidos e inicia ações de um ser humano (ou outro animal) . Mais informações clique aqui.








Sistema Reprodutor

aparelho reprodutorsistema reprodutor ou sistema genital é um sistema de órgãos dentro de um organismo que trabalha em conjunto com a finalidade de reprodução. Muitas substâncias não-vivas, tais como fluidos, hormônios e feromônios também são acessórios importantes para o sistema reprodutivo.  
Ao contrário da maioria dos sistemas de órgãos, os sexos das espécies diferenciadas muitas vezes apresentam diferenças significativas, no que ajuda na reprodução das espécies. Mais informações clique aqui.




Sistema Respiratório

É o conjunto de órgãos responsáveis pelas trocas gasosas do organismo dos animais com o meio ambiente ou seja a hematose pulmonar, possibilitando a respiração celularMais informações clique aqui.







Sistema Sensorial (Sentidos)


É a parte do sistema nervoso responsável pelo processo sensorial informativo. O Sistema sensorial consiste nos Receptor sensorial, a aferência neural, e as partes do cérebro envolvidas no processamento do sentido. São basicamente a visãoaudiçãotatopaladar e olfato Mais informações clique aqui.






Vamos nesse Blog tratar de cada um desses sitemas em postagens distintas e pode deixar que iremos "linkar" essas postagens aqui.


Para a sua pesquisar ficar melhor, segue as fontes de pesquisas utilizadas


Fontes:

Nenhum comentário: