Pages

Descrevendo a Leucemia

Quer saber um pouco mais sobre Leucemia? Leia o post e entenda!

Células-Tronco - A Esperança

As células-tronco são uma das grandes esperanças da ciência e da medicina nos últimos tempos para pesquisas voltadas para curas para certas doenças. Saiba mais como isso pode te salvar lendo o post Células-Tronco - A Esperança!

A Caneta Inteligente

Que tal uma caneta que te ajude na hora de escrever, indicando os seus erros de escrita? Leia a matéria e saiba mais sobre essa caneta!

A Eletricidade

O que é a eletricidade? Você sabe de onde de fato ela vem? Veja no post A Eletricidade e descubra mais sobre ela

O Grupo dos Halogênios

Vai fazer vestibular? Veja esse post O Grupo dos Halogênios e arrebente na prova!

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

DNA - Você já ouviu falar, mas realmente sabe o que é?

Essa coisa estranha ai do lado, provavelmente você já viu em vários lugares, mas no caso, você realmente sabe do que se trata ?

Ácido desoxirribonucleico; ou DNA é um composto orgânico, cujas moléculas contêm as instruções que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e alguns vírus, alem disso transmitem as características hereditárias de cada ser vivo.
Ela é a parte mais importante de cada célula. 



Em um resumão bem simples e nada cientifico. Ele é o nosso "crtl+c crtl+v". É graças a ele que passamos as nossas características física para os nossos filhos e ao mesmo tempo gerencia o nosso corpo, dando as informações necessárias para que possamos fabricar as nossa os componentes das células, como as proteínas. 
Pequenas alterações do DNA podem ter conseqüências graves, e a sua destruição leva à morte celular.
Podemos ver isso quando uma pessoa tem AIDS. 
Ele é um vírus que se integra ao nosso DNA e faz uma "bagunça" e por causa disso nosso corpo não é capaz de fazer alguns "produtos" que nos ajuda a combater doenças e por conta disso acabamos morrendo.
O DNA tem o papel de orientar a célula na produção de proteínas. Sua formação é composta por quatro partes distintas, chamadas nucleotídeos. 
Essas quatro partes vão se repetindo, em diferentes sequências. Cada nucleotídeo é um açúcar ligado com um fosfato e um uma base de nitrogênio. Ao longo do DNA,  sua formação forma uma espécie de duas espirais.
Cada uma dessa sequencia é responsável também pelas informações de como vai ser formado a nossas características  desdo da cor dos olhos até mesmo as chamadas doenças genéticas. 

Por conta disso ele tem sido alvo de estudos e descobertas a muito tempo e por conta da sua grande importância foi feito um estudo chamado “Projeto Genoma”, que tinha a intenção de mapear o DNA. 
Em 2003, foi anunciada 99% do mapeamento da sequência do genoma humano, com uma precisão de 99%. O estudo tinha a intenção de realizar esse mapeamento pela esperança de, ao conhecer o genoma humano, poder fabricar remédios e tratamentos mais efetivos, levando-se em consideração a disposição genética de cada um.
Hoje em dia graças a esse mapeamentos houve grande avanços em relação de se conhecer as doenças que são de características hereditárias e ao mesmo tempo a ajuda de fabricação de remédios. Existe ainda muitos estudos realizados para que se possa usar esse conhecimento e muita coisa ainda está em fase experimental.

CURIOSIDADE
DNA de animal X DNA de planta (retirado direto do site How Stuff Works)

O DNA de todos os organismos vivos possui a mesma estrutura e código, embora alguns vírus utilizem o RNA como o portador de informações, em vez do DNA. A maioria dos animais possui duas cópias de cada cromossomo. As plantas, ao contrário, podem ter mais de duas cópias de vários cromossomos, o que geralmente é resultado de erros na distribuição dos cromossomos durante a reprodução celular. Nos animais, esse tipo de erro normalmente provoca doenças genéticas geralmente fatais. Por algumas razões desconhecidas, esse tipo de erro não é tão devastador nas plantas.


Fontes e mais informações:
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81cido_desoxirribonucleico
http://biologia-molecular.info/mos/view/DNA_/
http://www.infoescola.com/biologia/dna/
http://saude.hsw.uol.com.br/dna.htm

Nenhum comentário: