Pages

Descrevendo a Leucemia

Quer saber um pouco mais sobre Leucemia? Leia o post e entenda!

Células-Tronco - A Esperança

As células-tronco são uma das grandes esperanças da ciência e da medicina nos últimos tempos para pesquisas voltadas para curas para certas doenças. Saiba mais como isso pode te salvar lendo o post Células-Tronco - A Esperança!

A Caneta Inteligente

Que tal uma caneta que te ajude na hora de escrever, indicando os seus erros de escrita? Leia a matéria e saiba mais sobre essa caneta!

A Eletricidade

O que é a eletricidade? Você sabe de onde de fato ela vem? Veja no post A Eletricidade e descubra mais sobre ela

O Grupo dos Halogênios

Vai fazer vestibular? Veja esse post O Grupo dos Halogênios e arrebente na prova!

segunda-feira, 10 de março de 2014

O Poder Fulminante da Nitroglicerina

A nitroglicerina foi descoberta pelo italiano Ascanio Sobrero, no início sendo usada como medicamento para uma doença do coração chamada de angina pectoris. Mas como a substância é muito instável, o seu uso passou a ser como explosivos com uso bélico para a indústria de detonação.

Explosão causada por nitroglicerina. Imagem de http://www.teusmapress.com.br/

Um simples agito ou aumento de temperatura local ou da própria substância pode causar uma detonação, por essa causa, a nitroglicerina passou a ser misturada com serragem, nitrato de sódio ou nitrato de amônio e mais um oxidante para formar a dinamite. Essa mistura pode conter até 75% de concentração do explosivo.


Ilustração da dinamite. Imagem do blog Transitonoserido

A nitroglicerina é um líquido oleoso e amarelo claro e assim como muitas substâncias explosivas, possui moléculas formadas por uma cadeia carbônica ligadas ao grupo nitrato (NO3), outras substâncias possuem a cadeia carbônica ligada ao grupo nitro (NO2). Mas as características que fazem da nitroglicerina ter um comportamento explosivo não param por aí, a própria estrutura molecular descrita é o que faz com que as ligações químicas entre os átomos sejam fracas e que não resistem a agitações e aumentos de temperatura. 

Fórmula química estrutural da nitroglicerina

Assim, o composto químico se decompõe em moléculas menores e com ligações fortes. Nesse caso, as substâncias formadas são dióxido de carbono, vapor d'água e nitrogênio e oxigênio moleculares. A explosão faz os gases se expandirem com enorme pressão e esse fenômeno é muito exotérmico, ou seja aquece o ambiente. O esquema da reação está abaixo:

4C3H5N309 (l)  → 6N2 (g) + 12CO2 (g) + 10H2(g) + O2(g) 

Até a próxima!


Nenhum comentário: