Pages

Descrevendo a Leucemia

Quer saber um pouco mais sobre Leucemia? Leia o post e entenda!

Células-Tronco - A Esperança

As células-tronco são uma das grandes esperanças da ciência e da medicina nos últimos tempos para pesquisas voltadas para curas para certas doenças. Saiba mais como isso pode te salvar lendo o post Células-Tronco - A Esperança!

A Caneta Inteligente

Que tal uma caneta que te ajude na hora de escrever, indicando os seus erros de escrita? Leia a matéria e saiba mais sobre essa caneta!

A Eletricidade

O que é a eletricidade? Você sabe de onde de fato ela vem? Veja no post A Eletricidade e descubra mais sobre ela

O Grupo dos Halogênios

Vai fazer vestibular? Veja esse post O Grupo dos Halogênios e arrebente na prova!

quinta-feira, 6 de março de 2014

Velocidade Linear e Velocidade Angular

Na matemática e na física principalmente, quando estudamos movimentos circulares, consideramos
dois tipos de velocidade que o corpo assume em sua trajetória: sua velocidade angular e sua velocidade 
linear.

Imagem esquematizando um sistema de duas polias com uma corrente, sincronizando suas velocidades e direções de movimento, mostrando com símbolos as direções de cada variável: velocidade angular, velocidade linear e raios das polias.

A velocidade linear é velocidade comum que condiz com quantos metros ou por exemplo também, quilômetros, que o corpo trajeta por unidade de tempo. A velocidade angular de um corpo é a medida que indica por quantas unidades de radiano este corpo "passa" por unidade de tempo. 


Os planetas giram em torno do Sol e cada um tem sua velocidade linear e angular em alguns trechos, pois suas trajetórias não são completamente circulares, mas o exemplo é válido. 
Imagem de http://amordaverdade.blogspot.com.br/

O radiano é o ângulo central da circunferência formada pelo movimento, que condiz com o trecho da linha do círculo que tem o mesmo comprimento que o raio, como mostrado na figura abaixo:

Imagem de http://pessoal.sercomtel.com.br/

Para calcular a velocidade angular, tem se mais de uma fórmula, a primeira é a divisão entre o dobro do número pi que resulta em 6,18 e o tempo que o objeto leva para completar uma volta. Eis a fórmula:
Outras formas são por exemplo, dividir a velocidade linear pelo tamanho do raio ou multiplicar o dobro de pi pela frequência do movimento, que é a quantidade de voltas que o corpo faz por um dado tempo. Saiba que "v" é a velocidade linear, "ɯ" é a velocidade angular, "T" é o tempo de volta, "r" é o raio do círculo e "π" é o número pi que tem valor de 3,14.



 Com relação a velocidade linear, basta, analogamente ao que foi explicado sobre velocidade angular, multiplicar o valor da velocidade angular pelo raio. 

  

Outra forma de se calcular a velocidade linear é a multiplicação entre o dobro de pi, a freqência do movimento e o raio. 

                                                                       V = 2πfr

Até a próxima!

Nenhum comentário: