Pages

Descrevendo a Leucemia

Quer saber um pouco mais sobre Leucemia? Leia o post e entenda!

Células-Tronco - A Esperança

As células-tronco são uma das grandes esperanças da ciência e da medicina nos últimos tempos para pesquisas voltadas para curas para certas doenças. Saiba mais como isso pode te salvar lendo o post Células-Tronco - A Esperança!

A Caneta Inteligente

Que tal uma caneta que te ajude na hora de escrever, indicando os seus erros de escrita? Leia a matéria e saiba mais sobre essa caneta!

A Eletricidade

O que é a eletricidade? Você sabe de onde de fato ela vem? Veja no post A Eletricidade e descubra mais sobre ela

O Grupo dos Halogênios

Vai fazer vestibular? Veja esse post O Grupo dos Halogênios e arrebente na prova!

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Os Novos Transistores da IBM

O transistor é o componente de circuito eletrônico mais importante a mais de 50 anos e por todo esse tempo, só teve a sua redução de tamanho como mudança realmente significante.
A IBM está agora com um novo projeto de um transistor que funciona com um líquido iônico e um óxido (compostos químicos que possuem nas moléculas, átomos de oxigênio e um outro, de um metal ou não), neste caso sendo o óxido de vanádio. 

Modelo esquemático do funcionamento e componentes do transistor. 
Imagem do site Mistérios do Mundo.

Quando a corrente elétrica é aplicada ao conjunto, os íons (átomos eletricamente carregados) são movimentados saindo e entrando em contato com o óxido.
O óxido passa de isolante para condutor quando entra em contato com os íons e não é necessário que a corrente continue a passar pelo conjunto líquido-óxido para ele manter esse estado. 

Ilustração mais simplificada do transistor. Imagem do site Mistérios do Mundo.

Isso faz com que o componente consiga manter os dados guardados mesmo quando o circuito está desligado e só então é necessário que a corrente elétrica passe mais uma vez pelo transistor quando é necessário mudar o estado de condutor ou isolante do óxido. Tudo isso faz com que esses transistores prometam circuitos com um eficiência elétrica muito melhor.
Esse modelo de transistor foi desenvolvido baseado na comunicação entre os neurônios do cérebro humano, onde o funcionamento é baseado em íons de sódio e cálcio.   

Até a próxima!

Nenhum comentário: