Pages

Descrevendo a Leucemia

Quer saber um pouco mais sobre Leucemia? Leia o post e entenda!

Células-Tronco - A Esperança

As células-tronco são uma das grandes esperanças da ciência e da medicina nos últimos tempos para pesquisas voltadas para curas para certas doenças. Saiba mais como isso pode te salvar lendo o post Células-Tronco - A Esperança!

A Caneta Inteligente

Que tal uma caneta que te ajude na hora de escrever, indicando os seus erros de escrita? Leia a matéria e saiba mais sobre essa caneta!

A Eletricidade

O que é a eletricidade? Você sabe de onde de fato ela vem? Veja no post A Eletricidade e descubra mais sobre ela

O Grupo dos Halogênios

Vai fazer vestibular? Veja esse post O Grupo dos Halogênios e arrebente na prova!

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

A Importância Biológica da Água


Imagem do site da Folha Vitória: http://quimicaparatodosuevora.blogspot.com.br/2011/02/agua.html

A água é um dos primeiros elementos comuns no dia a dia que aprendemos algo sobre em nossa vida. 

Uma das primeiras é que sua fórmula química é H2O (dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio) e que ela é essencial para nossa vida e que sem ela não vivemos.  Mas a questão é porque ela é essencial? Porque sentimos sede ao estarmos desidratados e precisamos bebê-la para vivermos? É para responder a isso que fiz essa postagem.

A água possui uma série de características físicas e químicas que justificam esse fato e as listei embaixo:

Solvente universal: a molécula de água se ajusta sempre em uma disposição triangular que a confere uma polaridade negativa no átomo de oxigênio e positivas nos átomos de hidrogênio.

Imagem de: http://quimicaparatodosuevora.blogspot.com.br/2011/02/agua.html

 Essa característica dá a água a capacidade de solubilizar com facilidade muitíssimas outras substâncias também polarizadas que existem na natureza. Isso permite a ela realizar muito bem o transporte de substâncias essenciais no nosso organismo e atuar como catalisador em reações bioquímicas.

Alto calor específico: isso quer dizer que a água precisa de muita quantidade de energia para elevar a sua temperatura. Isso faz com que nosso organismo possa ter uma boa constância de temperatura, nos protegendo de violentos choques térmicos.

Imagem do site Akatu.org: http://www.akatu.org.br/Temas/Agua?ordem=2

Tensão superficial: as moléculas de água possuem fortes atrações entre si que possibilitam que na superfície do corpo aquático haja uma "capa grossa", uma película. Isso dá a essa substância boa capacidade de subir com pressão por caminhos estreitos em oposição a gravidade quando impulsionada. Isso é importantíssimo na transpiração e quando as árvores precisam absorver água do solo.

Agente e produto de reações: a água atua como catalizador em reações mas também participa de muitas reações essenciais, sendo em algumas, reagente e em outras, produto. Exemplos de reações em que a água participa são a da fotossíntese, respiração celular e produção de proteínas.

Se gostou do blog, por favor compartilhe ou curta para ajudar o blog que ajuda você nos estudos e te informa sobre ciência e tecnologia. Desde já muito obrigado e até a próxima!

Nenhum comentário: