Pages

Descrevendo a Leucemia

Quer saber um pouco mais sobre Leucemia? Leia o post e entenda!

Células-Tronco - A Esperança

As células-tronco são uma das grandes esperanças da ciência e da medicina nos últimos tempos para pesquisas voltadas para curas para certas doenças. Saiba mais como isso pode te salvar lendo o post Células-Tronco - A Esperança!

A Caneta Inteligente

Que tal uma caneta que te ajude na hora de escrever, indicando os seus erros de escrita? Leia a matéria e saiba mais sobre essa caneta!

A Eletricidade

O que é a eletricidade? Você sabe de onde de fato ela vem? Veja no post A Eletricidade e descubra mais sobre ela

O Grupo dos Halogênios

Vai fazer vestibular? Veja esse post O Grupo dos Halogênios e arrebente na prova!

sábado, 15 de novembro de 2014

Calculando a Corrente Elétrica

Os elétrons ou eletrões são as partículas elementares que existem nos átomos de toda matéria que conhecemos.
Quando eletrons fluem por um ou mais materiais de um ponto onde há menos cargas positivas para onde tem mais cargas positivas chamamos isso de corrente elétrica. 
Nos circuitos comuns, para se gerar uma corrente elétrica, usa-se um gerador elétrico que é a pilha ou a bateria

O símbolo que representa o valor de uma corrente elétrica em um circuito é a letra I e está relacionada a esta variável, outras variáveis que são a resistência elétrica, a diferença de potencial ou voltagem (ddp) e a potência elétrica. Para saber mais sobre geradores e ddp veja a postagem sobre esse tema ou também veja a postagem sobre tipos de cargas e eletrostática. Confira também a postagem sobre potência elétrica.

Quantidade de Cargas e o Amperé:

A unidade de medida de corrente é o amperé e quanto mais carga elétrica flui pelo condutor de um circuito em uma dada quantidade de tempo, considera-se que mais intensa é essa corrente. Logo a I é dada por:


Onde i é a corrente elétrica expressa em amperés, Q é a quantidade de carga e delta "t" é a variação de tempo. Cada elétron possui uma carga elétrica de 1,6 x 10-19 C, em que C é a unidade coulomb que expressa cargas elétricas. Isso nos leva a conclusão que é possível saber a quantidade de carga que passa por um condutor elétrico se soubermos a quantidade de elétrons, logo:


Outros Fatores que Influem na Intensidade da Corrente:

Existem as características de um condutor que provocam resistência a passagem da corrente, a variável que exprime essa característica é a resistência elétrica. Por outro lado a voltagem ou ddp é a diferença de cargas elétricas entre os dois terminais do gerador que são início e o fim do circuito, essa diferença de potencial elétrico é favorável a intensidade da corrente. Portanto, quanto maior a resistência elétrica menor é a corrente e quanto maior a ddp maior será também a corrente, logo chegamos a seguinte fórmula:

I = U
       R

Então a intensidade da corrente é diretamente proporcional a diferença de potencial e inversamente proporcional a resistência elétrica. A resistência elétrica é expressa em ohms Ω e a voltagem ou diferença de potencial é expressa em volts V. Para saber mais sobre resistência elétrica veja a postagem neste blog. Haverá uma postagem somente para tratar da relação entre potência elétrica e as demais variáveis.

Se você gostou do blog, curta ou compartilhe esta postagem para ajudar o blog que te informa sobre ciência e tecnologia e te auxilia nos estudos. Desde já muito obrigado e atá a próxima!

Nenhum comentário: