Pages

Descrevendo a Leucemia

Quer saber um pouco mais sobre Leucemia? Leia o post e entenda!

Células-Tronco - A Esperança

As células-tronco são uma das grandes esperanças da ciência e da medicina nos últimos tempos para pesquisas voltadas para curas para certas doenças. Saiba mais como isso pode te salvar lendo o post Células-Tronco - A Esperança!

A Caneta Inteligente

Que tal uma caneta que te ajude na hora de escrever, indicando os seus erros de escrita? Leia a matéria e saiba mais sobre essa caneta!

A Eletricidade

O que é a eletricidade? Você sabe de onde de fato ela vem? Veja no post A Eletricidade e descubra mais sobre ela

O Grupo dos Halogênios

Vai fazer vestibular? Veja esse post O Grupo dos Halogênios e arrebente na prova!

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

O Cálculo da Resistência Elétrica

Os principais responsáveis pela resistência elétrica em um circuito são os resistores ou também chamados de resistências elétricas.


Os resistores são um dos componentes mais essenciais em circuitos elétricos que existem e são talvez o tipo de componente eletrônico e elétrico mais antigo.
A função básica de um resistor é reduzir a intensidade de uma corrente elétrica percorrente, "dificultando" a passagem dela. 

Conceitos e cálculo da resistência de um resistor:

Conceito 1: quanto maior a área transversal de um condutor ou resistor, menor será a resistência do elemento a passagem da corrente;

Conceito 2: quanto maior for o comprimento do elemento, maior será a resistência deste a passagem da corrente;

Conceito 3: as características físicas e químicas dos materiais que constituem o resistor em si ou um condutor comum podem ser mais ou menos favoráveis a condução da corrente;

Levando em conta os seguintes conceitos, temos a seguinte fórmula que nos dá a resistência de um condutor ou resistor, em uma unidade que é o ohm, cujo símbolo é o Ω.


O "R" é a resistência, "l" é o comprimento do elemento, "A" é a área transversal e "ρ" é a resistividade do condutor ou resistor e que é dependente do que é feito esse componente. Ao obter o resultado dessa conta, o número obtido deve vir acompanhado do símbolo Para saber como calcular a resistência total de mais de um resistor de um sistema, veja a postagem sobre resistores em série e em paralelo neste mesmo blog.

Desde já muito obrigado, se gostaram, por favor curtam e compartilhem para dar uma força para o blog que ajuda você a estudar e entender de ciência e tecnologia. Até a próxima!  

Nenhum comentário: