Pages

Descrevendo a Leucemia

Quer saber um pouco mais sobre Leucemia? Leia o post e entenda!

Células-Tronco - A Esperança

As células-tronco são uma das grandes esperanças da ciência e da medicina nos últimos tempos para pesquisas voltadas para curas para certas doenças. Saiba mais como isso pode te salvar lendo o post Células-Tronco - A Esperança!

A Caneta Inteligente

Que tal uma caneta que te ajude na hora de escrever, indicando os seus erros de escrita? Leia a matéria e saiba mais sobre essa caneta!

A Eletricidade

O que é a eletricidade? Você sabe de onde de fato ela vem? Veja no post A Eletricidade e descubra mais sobre ela

O Grupo dos Halogênios

Vai fazer vestibular? Veja esse post O Grupo dos Halogênios e arrebente na prova!

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

O Que é Destilação Simples?


Na última postagem sobre tipos de misturas, foram explicadas as diferentes formas como substâncias podem formar essas misturas. Porém para separá-las, devem ser empregados certos tipos de procedimentos.
Esses procedimentos são conhecidos como métodos de separação e cada um serve para fazer a separação de substâncias de uma mistura dependendo de suas características químicas e físicas.

O método de separação empregado para separar misturas homogêneas entre líquido e sólido (clique aqui para saber sobre isso) é a destilação simples. A destilação simples é o procedimento para a ebulição do líquido solvente para se obter o sólido ao fundo do recipiente. Isso ocorre porque os diferentes componentes da mistura tem diferentes pontos de ebulição e fusão e a uma certa temperatura, o líquido se aquece se transformando em gás e escapa enquanto que o sólido permanece como tal ou no máximo se torna um líquido.

Esquema de montagem de utensílios para a destilação simples em laboratório. Imagem do site Infoescola: http://www.infoescola.com/

Acima temos a imagem do esquema de montagem para operar a destilação simples. Há uma lista abaixo com a explicação sobre cada um dos objetos usados seguindo o que é mostrado na imagem:

  Balão de Destilação: na imagem está como balão de vidro mas o nome mais adequado é balão de destilação e é onde a mistura será aquecida;

Rolha: serve para impedir o escapamento do gás que surge com o aquecimento da mistura;

Termômetro: indica a temperatura momentânea da mistura, através dela é possível verificar qual componente da mistura está ebulindo. A temperatura mostrada em tal momento é o ponto de ebulição da substância que está vaporizando;

Entrada e saída de água: representa na figura, o tubo por onde passará a água que absorverá o calor do gás e permitirá sua condensação;

Condensador: essa aparelhagem é por onde passa o tubo por onde passa a água fria que esfriará o gás, permitindo que essa substância possa ser mantida guardada e separada. O gás se condensa dentro do condensador;

Erlenmeyer: frasco em formato cônico onde é retido o líquido que foi separado do componente sólido;
 Há ainda equipamentos que não foram especificados na figura que são o bico de bunsen, que é o material que aquece a mistura com a chama e o suporte, que é a estrutura que segura e dá estabilidade para o balão de destilação, a rolha, a passagem de água, o termômetro e o condensador;.

Se você gostou da postagem e do blog, curta e compartilhe. Se puder também deixe seu comentário. Ajude o blog que ajuda você nos estudos e para ter informações sobre tecnologia. Muito obrigado por ler e até a próxima!

Nenhum comentário: