Pages

Descrevendo a Leucemia

Quer saber um pouco mais sobre Leucemia? Leia o post e entenda!

Células-Tronco - A Esperança

As células-tronco são uma das grandes esperanças da ciência e da medicina nos últimos tempos para pesquisas voltadas para curas para certas doenças. Saiba mais como isso pode te salvar lendo o post Células-Tronco - A Esperança!

A Caneta Inteligente

Que tal uma caneta que te ajude na hora de escrever, indicando os seus erros de escrita? Leia a matéria e saiba mais sobre essa caneta!

A Eletricidade

O que é a eletricidade? Você sabe de onde de fato ela vem? Veja no post A Eletricidade e descubra mais sobre ela

O Grupo dos Halogênios

Vai fazer vestibular? Veja esse post O Grupo dos Halogênios e arrebente na prova!

sábado, 22 de novembro de 2014

Os Tipos de Misturas

Na natureza, existem as substâncias ou também chamadas substâncias puras, mas na maioria das vezes, no meio ambiente natural e no dia a dia, essas substâncias se encontram misturadas.
Essas associações são chamadas de misturas simplesmente e muitas são muito úteis a nossa sobrevivência, trabalho e até entretenimento. As misturas são combinações que podem envolver elementos químicos, como por exemplo o enxofre (S) e compostos químicos, com mais de um tipo elemento, como a água (H2O), podendo ainda ter outros tipos, como íons. Em suma, são combinações de diversas formas entre esses tipos. Todos os tipos citados são substâncias puras que podem se combinar formando misturas.

Imagem do blog Quimica Lucida Eliana: http://quimicaludicaeliana.blogspot.com.br/

Há as misturas que na aparência vista a olho nu, parecem ser somente um tipo de substância por possuírem somente uma cor e um estado físico. Um exemplo disso é a água salgada, que é a água com sal de cozinha dissolvido. A esse tipo de mistura damos o nome de mistura homogênea.

Imagem do Blog Os 13 Haloides: http://os13haloides.blogspot.com.br/

Há ainda as misturas que vemos claramente a presença de mais de um tipo de substância em sua aparência. Como exemplo, temos a mistura de água e óleo de cozinha, em que o óleo se posiciona sobre a água por causa da diferença de densidade, permitindo ver claramente a água separada do óleo. Esse tipo de mistura é chamada de heterogênea.

Imagem do blog Alunos Online (autor da imagem: Victor Blacus): http://www.alunosonline.com.br

Ao percebermos formas ou cores diferentes existentes no corpo de uma mesma mistura, cada uma dessas formas diferentes entre si, como no exemplo da água com o óleo, são chamadas de fases. Devemos ter cuidado, há uma outra classificação para substâncias simples e misturas que são os sistemas. Os sistemas são corpos que possuem fases diferentes, mas não necessariamente são misturas. 

Um exemplo disso é a mistura de água com gelo, que na verdade não é mistura e sim a combinação do mesmo tipo de substância simples em estados físicos diferentes. Nunca se esqueça que as misturas podem ocorrer entre gases, líquidos ou sólidos.

Preciso informar que de agora até novembro do próximo ano, vou estar postando diversos assuntos que mais caem no ENEM e vestibulares, incluindo dicas de professores com fonte informada e exercícios que já caíram nessas provas. Espero que assim eu possa ajudar ainda mais nos estudos de vocês e também para dar informações importantes para outros fins. Agora vamos ao assunto deste dia.

Se você gostou da postagem e do blog, curta e compartilhe para ajudar o blog que ajuda você nos estudos e também te informa sobre tecnologias. Muito obrigado por ler a postagem e até a próxima!

Nenhum comentário: