Pages

Descrevendo a Leucemia

Quer saber um pouco mais sobre Leucemia? Leia o post e entenda!

Células-Tronco - A Esperança

As células-tronco são uma das grandes esperanças da ciência e da medicina nos últimos tempos para pesquisas voltadas para curas para certas doenças. Saiba mais como isso pode te salvar lendo o post Células-Tronco - A Esperança!

A Caneta Inteligente

Que tal uma caneta que te ajude na hora de escrever, indicando os seus erros de escrita? Leia a matéria e saiba mais sobre essa caneta!

A Eletricidade

O que é a eletricidade? Você sabe de onde de fato ela vem? Veja no post A Eletricidade e descubra mais sobre ela

O Grupo dos Halogênios

Vai fazer vestibular? Veja esse post O Grupo dos Halogênios e arrebente na prova!

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

O Que É o Ferro para O Organismo

Elemento químico ferro descrito na tabela periódica. Fonte da imagem: http://www.brasilescola.com/quimica/ferro.htm

Em bioquímica, especificamente nos estudos em citologia, se descobriu que os sais minerais tem variadas funções além de muito importantes para nosso organismo. Um desses sais minerais é o ferro.

Precisamos lembrar que a nomenclatura dada na bioquímica para esses compostos inorgânicos não segue o que na verdade é especificado na química comum. Sais, precisamos lembrar, são compostos diferentes dos chamados sais minerais da bioquímica. Os sais minerais são na verdade metais ionizados.

O oxigênio que respiramos é necessário para as variadas células, no entanto ele precisa ser transportado             pela corrente sanguínea para chegar aos tecidos. O transporte do oxigênio em boa quantidade pela corrente sanguínea acontece quando as hemácias contém uma boa quantidade de hemoglobina. A hemoglobina é uma proteína que só pode ser produzida pelo organismo se esse dispor de ferro.    

 As hemácias são carregadas de hemoglobina que contém ferro. Fonte da imagem: http://www.oqueeisso.blog.br/?p=2641

Quando a hemoglobina está em quantidade baixa ou inexistente está ocorrendo uma doença chamada anemia ferropênica. Um sintoma bastante notável dessa patogenia é o aspecto meio amarelado que toma a pele do doente. A ingestão em quantidade adequada de ferro garante a saúde do sangue nesse quesito, no entanto, o organismo humano não é bom retentor de ferro, ao passo que ele só absorve cerca de 10% em média do ferro existente em alimentos ricos nesse nutriente.    

Por essa razão, uma coisa que pode ser feita na hora de se alimentar com alimentos ricos em ferro como o feijão e o agrião, é ao mesmo passo, ingerir alimentos ricos em vitamina C que ajudam em mais absorção do ferro. Um exemplo de alimento barato e rico em vitamina C é a laranja.

O agrião é um alimento rico em ferro. Fonte da imagem: http://www.informacaonutricional.blog.br/agriao-cru-tabela-valor/

Mas o ferro não é responsável somente por ajudar no transporte de oxigênio para as células, compondo a hemoglobina. Ele também atua na liberação de energia no processo de respiração intracelular bem como também é muito importante para o desenvolvimento neurológico, motor, emocional e cognitivo (intelectual) infantil como também auxilia o sistema imunológico.

Continuarei postando aqui assuntos que mais comumente caem em vestibulares e no enem. Curta e compartilhe esse blog se você gostou, ajudando o blog que ajuda você nos estudos e te deixa informado sobre tecnologia. Curta e siga também página do senesis no facebook: https://www.facebook.com/ciencianosenesis

Muito obrigado desde já e até próxima!

Nenhum comentário: