Pages

Descrevendo a Leucemia

Quer saber um pouco mais sobre Leucemia? Leia o post e entenda!

Células-Tronco - A Esperança

As células-tronco são uma das grandes esperanças da ciência e da medicina nos últimos tempos para pesquisas voltadas para curas para certas doenças. Saiba mais como isso pode te salvar lendo o post Células-Tronco - A Esperança!

A Caneta Inteligente

Que tal uma caneta que te ajude na hora de escrever, indicando os seus erros de escrita? Leia a matéria e saiba mais sobre essa caneta!

A Eletricidade

O que é a eletricidade? Você sabe de onde de fato ela vem? Veja no post A Eletricidade e descubra mais sobre ela

O Grupo dos Halogênios

Vai fazer vestibular? Veja esse post O Grupo dos Halogênios e arrebente na prova!

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

O Que São Cerídeos?

Cera de baleia. Fonte da imagem: http://www.osabetudo.com/coisas-das-quais-infelizmente-sao-feitos-os-produtos-de-maquiagem/

No cotidiano e em certas áreas profissionais, a bioquímica é bastante comentada e usada para diversas finalidades, porém existe um grupo químico dessa parte da biologia pouco falado e muito importante que são os cerídeos.
Sim, é mesmo isso que você deve estar pensando, estou falando das ceras. A importância delas vai muito além do que a maioria pode pensar e elas tem, resumidamente, função de proteção e hidratação para as formas de vida. 

Quanto a sua constituição química, para se entender melhor, precisamos nos lembrar de dois outros tipos químicos, que são os ácidos graxos ou carboxílicos e os álcoois. As ceras são formadas por moléculas combinando uma cadeia típica de ácido graxo com uma de álcool. O detalhe em especial é que essas duas cadeias são bastante longas. Portanto, as ceras possuem grande peso molecular, o que explica serem mais sólidas que a maioria dos outros compostos orgânicos.

Fórmula da cera de abelha. Fonte da imagem: http://lipidiosfametro.blogspot.com.br/2013/04/lipideos-substancias-cuja_16.html

As ceras podem ser encontradas tanto em animais quanto em vegetais, e também, em casos raríssimos, livres na natureza. Exemplos de sua importância são de revestirem a nossa pele e as cascas de frutas e árvores para reduzir a perda de água (impermeabilizante) e em nossos ouvidos para reduzir a ameaça de microorganismos nocivos. 

A cera é encontrada na superfície de vegetais. Fonte da imagem: http://www2.ibb.unesp.br/Museu_Escola/4_diversidade/alimentacao/Documentos/2.do_que_somos_feitos.htm

Você pode continuar acompanhando nosso blog para prosseguir nos estudos de matérias para o vestibular e para o enem. Se gostou, curta e compartilhe para ajudar este blog que ajuda você nos estudos e te informa sobre tecnologia. 

Confira também outros blogs:

Nenhum comentário: