Pages

Descrevendo a Leucemia

Quer saber um pouco mais sobre Leucemia? Leia o post e entenda!

Células-Tronco - A Esperança

As células-tronco são uma das grandes esperanças da ciência e da medicina nos últimos tempos para pesquisas voltadas para curas para certas doenças. Saiba mais como isso pode te salvar lendo o post Células-Tronco - A Esperança!

A Caneta Inteligente

Que tal uma caneta que te ajude na hora de escrever, indicando os seus erros de escrita? Leia a matéria e saiba mais sobre essa caneta!

A Eletricidade

O que é a eletricidade? Você sabe de onde de fato ela vem? Veja no post A Eletricidade e descubra mais sobre ela

O Grupo dos Halogênios

Vai fazer vestibular? Veja esse post O Grupo dos Halogênios e arrebente na prova!

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Herança Poligênica: O que é Isso?


Criança negra e criança branca: variabilidade genética humana.

Uma das coisas mais decorrentes quando se pensa no Brasil, é na variedade de biotipos entre a população de nosso país. Quem mais percebe a miscelânea de pessoas diferentes em aparência física que existe por aqui são os estrangeiros

e o que mais é comentado é sobre a cor da pele dos brasileiros.

Muitas das características que são comentadas sobre a variedade genética na população brasileira são casos de herança poligênica. O que acontece é que muitas caraterísticas fenotípicas que aparecem em alguns indivíduos e em outros não, como cor da pele bem escura, não são o resultado da "briga" entre genes recessivos e dominantes, como até mesmo eu pensava a um tempo atrás.

Existem genes que caso presentes na formação biológica de um indivíduo não vão anular o efeito que outro par de genes que ocupa o mesmo locus gênico produzirá na aparência deste ser. Vamos usar como exemplo a cor da pele em humanos mesmo. Neste caso, indivíduos que são mais escuros em tom de pele não tem genes dominantes sobre aqueles que possuem pele mais clara e o que há na verdade é a existência de mais de um par de genes alelos, ou seja, que ocupam a mesma posição em um cromossomo, o locus, e que o efeito de um gene é adicionado ao efeito do outro e irão agir simultaneamente. 
Cor da pelagem em cães: um exemplo de herança poligênica.

Logo, para o exemplo da pele humana, podemos tratar que existe um par que é Aa e outro que é Bb que irão interagir juntos, logo um indivíduo pode ser AABB, AABb, AAbb, Aabb, aabb, AaBB, aaBB, aaBb ou ainda AaBb. Essa grande variedade produz diversas combinações de tom de pele que vão de uma pele bem escura, africana por exemplo, até uma pele muito clara, norte-européia. Isso é a herança poligênica.

Abaixo, coloquei uma imagem que mostra em tabela cada uma dessas combinações e seu efeito fenotípico:

Tabela mostrando os tipos de mulatos gerados de acordo com a interação dos pares de genes que adicionam seu efeito ao do outro par, todos ocupando mesmo locus em um cromossomo.

Na imagem está escrito que há 4 genes dominantes na formação genotípica para cor da pele negra, mas tem que se considerar que há dominância entre um gene e outro do mesmo par, no caso, o N sobre o n e o B sobre o b, havendo como efeito geral, o efeito combinando e aditivo entre as interações dos "n" e dos "b".



As fontes que segui para esse texto foram:

Vlog Kinapse Vestibulares que é ótimo: https://www.youtube.com/watch?v=wFkOEnAPp4Q; 

Só Biologia, ótima fotne de textos sobre biologia:: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Genetica/genesnaoalelos4.php;

Brasil Escola: http://www.brasilescola.com/biologia/heranca-quantitativa.htm;



Preciso informar que fiquei um tempo sem postar por conta de mudanças em minha rotina e como eu nunca poderia deixar na mão quem gosta de ler minhas postagens e este blog é um dos meus principais projetos, reajustei minha rotina para isso e estou aqui de novo postando sobre os mais interessantes assuntos em ciência e tecnologia para saciar sua curiosidade ou te ajudar em um concurso ou vestibular.

Muito obrigado para aqueles que acompanham o blog e até a próxima!








Nenhum comentário: