Pages

Descrevendo a Leucemia

Quer saber um pouco mais sobre Leucemia? Leia o post e entenda!

Células-Tronco - A Esperança

As células-tronco são uma das grandes esperanças da ciência e da medicina nos últimos tempos para pesquisas voltadas para curas para certas doenças. Saiba mais como isso pode te salvar lendo o post Células-Tronco - A Esperança!

A Caneta Inteligente

Que tal uma caneta que te ajude na hora de escrever, indicando os seus erros de escrita? Leia a matéria e saiba mais sobre essa caneta!

A Eletricidade

O que é a eletricidade? Você sabe de onde de fato ela vem? Veja no post A Eletricidade e descubra mais sobre ela

O Grupo dos Halogênios

Vai fazer vestibular? Veja esse post O Grupo dos Halogênios e arrebente na prova!

domingo, 18 de outubro de 2015

A Fantástica Liga Metálica

A nova liga em imagem conceitual.

As ligas metálicas são uma solução econômica e tecnológica importante a muito tempo na civilização, o latão e o bronze são exemplos. Milhares de anos depois, veio o aço, a  mais importante liga metálica atualmente. São necessárias, cada vez mais, novos avanços científicos para melhorar a qualidade tecnológica para atender a sempre crescente concorrência no mercado e o mais novo avanço é um material extremamente resistente e também muito leve.



Trata-se do microlattice, a mais nova liga metálica cujo interior é espantosamente composto por 99,9% de...ar! Se você é um entusiasta em tecnologia e ciência como eu, agradeça a Boeing e a HSR laboratories. A HSR, responsável pelo desenvolvimento do material define essa maravilha como "estrutura polimérica celular aberta 3D". Uma das cientistas responsáveis pelo projeto disse que pode-se comparar o microlattice com um osso, que é poroso por dentro e rígido por fora

O microlattice é tão leve que não destrói o dente-de-leão com seu peso.

Só para demonstrar o quão leve é essa liga, os cientistas divulgaram a imagem do microlattice encima de um dente-de-leão, uma planta das mais leves e que voa com um simples sopro. O microlattice é formado por uma malha de tubos ocos que são interconectados entre si e com paredes com espessura de 100 nanômetros - 1.000 vezes mais finos do que seu fio de cabelo.

O microlattice não é só resistente e leve, é também incrivelmente macio.

Essa liga metálica é revolucionária por permitir a fabricação de materiais que precisam ser muito resistentes mas também muito leves, além de ser útil em isolamento acústico, bloqueio de energias vibracionais e choques, eletrodos de bateria e suportes de catalisadores por exemplo. Uma outra aplicação seria na tecnologia aeroespacial e aeronáutica. A Boeing teve essa visão e, buscando mandar naves ao espaço, entre outros objetivos, resolveu que a HSR poderia dar a solução para veículos aéreos e espaciais que precisam ser potentes, rápidos e, leves.

Continuem acompanhando esse blog para saber mais sobre tecnologia e ciência. Um agradecimento a todos que acompanham este blog e até a próxima!

Fonte: http://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/Inovacao/noticia/2015/10/o-metal-mais-leve-do-mundo-e-basicamente-feito-de-ar.html

Nenhum comentário: